GESTÃO: INSTITUTO TROPICAL

______________________________________________________________________________________________________________________________

ANTÔNIO VIEIRA
NO TRIBUNAL DA HISTÓRIA

 

I
GIGANTES E PIGMEUS
(PARADOXOS)

.“(...) Pelo vigor das presentes letras, absolvendo-vos e
.....decretando-vos absolvido de quaisquer sentenças de excomunhão,
suspensão, interdito ou outras censuras (...)”
........................................................................................................................Clemente X, Papa

 

1. O Essencial é a Herança Moral e Cultural

.....Todas as pessoas que se destacam além do trivial, encontram contestadores e até detratores. Sempre há alguém que aponta algum defeito, real ou presumido. Pessoas há que às vezes se sentem inseguras diante de outras que se alçam e ousam. Então “atacam”. Com Jesus de Nazaré não foi diferente: “De Nazaré pode sair alguma coisa boa?!” desdenharam seus desafetos (João 1,46). Não é possível interferir nos rumos da história sem criar descontentamentos, ao contrariar interesses opostos de algumas pessoas.
.....Diz Vieira: “Se amas vidro pensando serem pérolas, pérolas amas e não vidros”. O inverso também é possível: se amas pérolas pensando serem vidros, vidros amas e não pérolas.
.....Os que se sentem prejudicados sempre reagem, criando obstáculos, a não ser que tenham uma profunda visão altruísta e de bem comum.
.....A vida nunca foi e nem será fácil para as pessoas inovadoras que se propõem a mudar os rumos da sociedade, abrindo novos caminhos.
.....Esta é uma empreitada sempre arriscada, pois mexe com muita gente acomodada que não aceita a nova proposta, nem as mudanças necessárias.
.....Vieira não poderia evitar atitudes hostis. No entanto nestes casos nunca há uma unanimidade. Também há sempre os prós e os contras. Há sempre quem sabe fazer justiça e sabe ser agradecido, enquanto outros procuram depreciar o pensamento e a ação de outros.
.....Vieira é e será sempre uma inesgotável fonte de inspiração para quantos lutam por uma vida melhor numa sociedade mais justa e mais solidária.
.....Vieira está vivo e atuante na história e na cultura.

 

2. Um Homem Persistente e Audacioso

.....A trajetória de Vieira encheu quase todo o século XVII que iluminou com o brilho de sua inteligência. Será lembrado sempre, por séculos, como um dos construtores deste país. Foi um homem perseverante que acreditou na justiça, na liberdade e na cooperação entre as pessoas e na possibilidade de um mundo melhor para todos. Ainda quando alguns estavam contra ele, nunca desanimou, nunca desistiu. Persistiu com mais ânimo.
.....Vieira foi um revolucionário persistente e decidido, onde sua cartilha era o Evangelho. Pregava a grande revolução para um mundo de paz com justiça, com solidariedade, verdade e cooperação entre as pessoas e os povos.
.....Vieira foi um reformador social com todas as conseqüências decorrentes.
.....No caso dos grandes artistas, cientistas ou oradores, para conhecê-los o que mais importa ressaltar é o valor de sua obra: a herança cultural e moral que nos legou: o que de melhor produziu.
.....Vieira foi um dos homens mais admirados, exaltados e respeitados de seu tempo. Foi um homem audacioso, pertinaz e perspicaz. Foi ouvido por multidões de pessoas que enchiam os templos para ouvi-lo, pelo Brasil a fora, em Portugal e na Itália. Mas granjeou também o ódio de muitos. Não poderia agradar a todos.
.....Foi ouvido atentamente por reis, bispos, cardeais e papas. Foi ouvido por nobres e plebeus, no Brasil, em Portugal, na Holanda, na Espanha, na França e na Itália. Isto nos tempo difíceis do século XVII, quando viajar era sempre difícil e muito arriscado.

 

3. FALÁCIAS DE CERTAS CRÍTICAS


.....A pesar das imensas dificuldades e de todos os obstáculos que enfrentou e dos perigos que correu; apesar de toda a sua dedicação e generosidade, alguns acusam Vieira de vaidade e ambição! Afinal quem tem as competências no nível de Vieira não pode ter consciência de seu próprio valor?! Em que isto, se fosse real, alteraria sua grandeza pessoal e suas lutas pelo humanismo e pela justiça social?!
.....Vieira era, acima de tudo, um homem consciente de sua missão no mundo. Foi um homem de espírito humilde. Soube padecer incríveis humilhações e prosseguir, sem ressentimentos nem esmorecimentos.
.....Quem foi melhor que ele que “atire a primeira pedra”.
.....Uma certa altivez, brio e auto-estima, com certa ambição são absolutamente naturais num homem tão genial, ao menos na sua fase mais jovem. Só uma lastimável hipocrisia o censuraria por isto. Estas críticas fazem parte da campanha orquestrada no século XVII para emapanar-lhe o prestígio.
.....Falar de vaidade em Vieira é não estar à altura das dimensões de sua obra. Preocupar-se com piolho na asa da águia, sem prestar atenção a majestade da própria águia.
..... Há em certos livros algumas críticas tão mesquinhas que mais parece discurso de estudantes de escola alienada e de espírito infantil. Envergonham as pessoas mais lúcidas.
.....Há sempre pessoas que pretendem interpretar até as intenções mais profundas da consciência das outras, que adquirem notoriedade.
.....A Sociedade Humana será sempre precária. Sempre haverá pessoas com mais talentos e outras com menos. As pessoas são todas diferentes. Cada um deve ser apreciado pelo que é: pelos seus méritos. Só.
.....Haverá sempre pessoas pensando “-ão” e pessoas pensando “-inho”. As pessoas só são iguais no direito a vida, à dignidade, à justiça e outros bem sabidos.
.....Uns pensam grande outros pensam pequeno. Sempre haverá pessoas de alta e de baixa estatura, física e moral; sempre haverá pessoas justas e pessoas injustas (...). Sempre haverá culpados e vítimas inocentes. Sempre haverá ações do bem e ações do mal. Sempre haverá delinqüentes e pessoas ordeiras. Sempre haverá pessoas mais altas e pigmeus, ao menos em termos morais e éticos.

 

4. Críticos de Visão Destorcida

.....Infelizmente ainda vemos estudiosos “sérios” que, ao comentar a obra de Vieira, ficam sempre preocupados em encontrar atos ou comportamentos que, em sua opinião, podem desaboná-lo ou diminuir sua obra, ainda que precisem retorcer ou manipular os fatos. A “plebe” às vezes prefere os detratores!...Por isso alguns escondem os argumentos que mostram a verdadeira figura do homem, para poderem contar piadinhas hilariantes, às vezes degradantes, para satisfazer os institutos selvagens, demolidores e antropofágicos dos néscios e dos pigmeus.
.....As perseguições que Vieira sofreu apenas atingem quem as fez. A ele as injustas perseguições apenas engrandecem. Os pigmeus colocam-se ao lado dos fortes contra os ofendidos. Os pigmeus admiram e exultam com o poder da força. Os grandes, honestos e honrados exultam com a força da justiça e da dignidade. Em toda a história se confrontam o poder da força e o poder da honra.
.....Vieira não foi um homem “bonzinho”, no mau sentido. Foi decidido, inteligente e franco, muito responsável e muito humano. Mas sem complacências nefastas. Nunca foi pusilânime. Quando precisou se defender, não exitou em denunciar os responsáveis ao Papa. Mas não cuidou apenas do caso pessoal. Denunciou os desmandos da inquisição contra todos. Por isto o Papa suspendeu o funcionamento da Inquisição em Portugal. Beneficiou todos os que estavam sofrendo nesse terrível tribunal.
.....Vieira pensou e viveu sempre o hoje na perspectiva de um futuro melhor para seu país e seu povo. Foi um homem religioso e pragmático. Buscava resultados que transformassem as práticas, às vezes injustas. Por isto escreveu a História do Futuro.
.....É neste espírito que alguns apreciam das grandes cidades apenas as favelas, as ruas de lama, prostitutas e drogados, passando ao lado e esquecendo toda a vida sadia, do heroísmo diuturno das pessoas simples e toda a beleza que é a imagem positiva. Preferem as imagens degradantes como os urubus preferem dejetos. Há gente que só vê negativamento. Uns apreciam parques floridos, outros preferem o lixo, que também é real.
.....Para certas pessoas, as grandes e pequenas cidades e vilas só produzem dejetos e gente degradada. Desconhecem a história humana, com seus paradoxos.
.....Alguns parecem viver numa sociedade medíocre, onde só há vida objeta e gente cega, estrábica, míope ou que usa óculos escuros que esqueceu de limpar depois de passar o lamaçal, ou usa lentes desfocadas... Nesse “mundo” de alguns não há talentos. Não há potencial. Não há amanhã. Não há esperança. Não há mais sol. Tudo é provisório. Tudo é descartável. Só existe o caos. As suas “moedas” não têm a outra face porque são irreais.
.....Alguns só conhecem de Vieira as suas imprecações violentas contra o modo de agir inadequado e injusto em relação aos índios, de alguns brancos, no Maranhão e Grão Pará e de alguns paulistas.
.....Aliás, neste caso fazia contraponto com a atuação de Bartolomeu de las Casas , na América espanhola, cujas denúncias ele deixou em extensa bibliografia, com destaque para “O Paraíso Destruído”, na “Brevíssima Relação da Destruição das Índias”, na “História das Índias” entre outros.
.....Vieira atuou nesta área e em muitas outras.

 

5. Um Cisco na Asa da Águia?!

.....Falar da suposta vaidade de Vieira é, certamente uma acusação impertinente e até grosseira. Não passa de um piolho nas asas da águia. Acaso o piolho é mais do que a asa ou do que a águia?! Que tem isto a ver, num contexto de tão grande obra? Minimamente é apreciação de quem não tem conhecimento do ser humano e seus paradoxos e complexidades.
.....Falar de ambição e vaidade em Vieira é próprio de mentes pequenas. É vulgaridade e futrica. Isto não cabe no currículo desde homem. É questão que não cabe no estudo de um autor.
Vieira nunca foi vulgar nem oportunista. Foi um homem de caráter forte e de grande dedicação, consciente de sua missão e dotado de grande auto-estima.
.....Foi um homem fascinante pelas suas qualidades, e por sua dedicação ao trabalho e por sua perseverança e coragem.
.....E se tivesse algum deslize, e alguns defeitos, como certamente os teve, em que isto conta, a não ser num contexto de moralismo tacanho?! Seria estranho se este homem não tivesse defeitos.
.....Os homens nunca são “perfeitos”. Nem os gênios e nem os santos. Dizer o contrário seria hipocrisia. Os pequenos defeitos realçam o mérito das pessoas. É mérito vencer as próprias limitações e os próprios defeitos. Nas grandes personalidades não dá para perder tempo com coisas pequenas, comuns às pessoas. Neles buscamos os grandes diferenciais, que os fazem seres superiormente dotados.
.....Diz, Vieira, num de seus Sermões:
.....“Quem ama vidros pensando que são pérolas, pérolas ama e não vidros”.
.....Quer dizer então que as coisas boas e as coisas ruins vêm de dentro de nós.
.....Um certo fascismo latente na moderna cultura de massas não pode interferir na apreciação dos grandes autores.

 

6. Acusações Constrangedoras e Hipócritas

.....É constrangedor ver opiniões depreciativas sobre “defeitos” de Vieira, em estudos sérios. Consideramos que a auto-estima e uma certa dose de ambição prudente são a força motriz das grandes realizações. Vaidade, como mancha em sua vida, certamente Vieira não teve e nem precisava.
.....Não se deixou nunca seduzir pelo brilho fácil. Ele que interpelava os outros para não caírem em tais armadilhas de caráter, a pesar de conviver com gente de altas rodas, onde a vaidade e a ambição do poder proliferam.
.....Pelas perseguições, injurias e ameaças que perturbaram, recebeu do Papa documento contundente, garantindo-lhe proteção de Roma para toda a vida. Nunca disso se vangloriou.
.....Foi sempre um homem de muita humildade e desprendimento.
.....Vieira foi um “soldado” em missões arriscadas, sempre atento e dedicado.
.....Foi um homem solidário que lutou com firmeza incansável por seus ideais. Não há ser humano sem defeitos. Os eventuais defeitos de Vieira não diminuem sua grandeza. Apenas a realçam.
.....Um homem que passou tantos anos de sua vida quase anônimo entre os índios, na selva Amazônica, arriscando sua vida, não tem lugar para vaidades fúteis.
.....Também não tem complexo de inferioridade nem “humildades” ou ambições espúrias que seriam vaidade disfarçada. Estes proliferam em muitos que o acusam.
.....Vieira merece mais respeito. Acusações hipócritas e mesquinhas precisam ser esquecidas. Estas humilham quem as propaga, perdendo tempo precioso com futilidades e abusando dos leitores. Até porque uma mentira repetida e não contestada torna foros de verdade.
.....Vieira foi um homem de fé e de esperança inabalável.
.....Daí a obra monumental que produziu, às vezes em precárias condições. Alguns documentos e cartas ele as escreveu durante viagens do barco, pelo rio Amazonas, ao tempo das Missões do Maranhão e Grão Pará.

 

7. Faltam Homens, Sobram Pigmeus

.....Vieira foi um monumento de coragem, dedicação e dignidade. O mundo está carente de homens como Vieira – sobram pigmeus e oportunistas. Falar de ambição e vaidade em Vieira é se apequenar na mediocridade e na hipocrisia. É provocação inconsistente. É baixaria. É marca de visão tacanha e inoportuna.
.....Vieira está anos luz além de tais classificações que não abalam seus méritos.
.....Vieira foi severamente julgado, inclusive no tribunal da terrível Inquisição e saiu ileso. Mas a Inquisição não o julgou por vaidade e ambição, mas por suas ousadias em que ele assumiu o risco, destemido e decidido, e por calúnias.
.....Por outro lado, se uma condenação pelos tribunais humanos fosse considerada sempre justa e desonrosa para o réu, o Homem do Evangelho que foi condenado e morreu pregado numa cruz ignominiosa, não poderia ser guia e exemplo de honestidade e de justiça para todos os povos da terra.
.....Ninguém desconhece que miríades de pessoas, como Vieira, através dos tempos, foram julgadas e condenadas a sofrimentos atrozes, apenas por ações benfazejas mal compreendidas.
.....As algemas que puseram e Vieira, são diamantes em sua história. Os vieiristas não se envergonham de sua prisão e de seus sofrimentos. Toda a sua vida o engrandece. Por isso é herói. .....Nas dificuldades Vieira comprovou a sua grandeza.

 

8. Alguém Pedirá Perdão a Vieira?

.....Talvez esteja na hora, neste 4º Centenário, de certas autoridades que pediram perdão pelas injúrias que fizeram a Galileu e a outros de séculos pretéritos, também pedirem perdão pelas perseguições e sofrimentos a que, injustamente submeteram Vieira, no tribunal da Inquisição e nas apreciações desabonadoras que muitos através dos tempos, fazem de sua pessoa.
.....É abominável alguém continuar a repetir acusações absurdas contra este homem generoso e dedicado a causas nobres, em vez de divulgar seus ensinamentos e suas obras.
.....Não pode ser esquecido que o Papa Clemente X, contemporâneo de Vieira, livrou o nosso homem de todas as injúrias, calúnias e perseguições, em documento pessoal, chamando-o “Amado filho” .
.....Por que alguns ainda continuam repetindo as acusações dos perseguidores de Vieira, como se o próprio Papa não as tivesse rejeitado e dado proteção a Vieira, incondicionalmente, por toda a vida? Isto é falsa ideologia ou é má-fé?!
.....As acusações contra Vieira são farsas criminosas. Não merecem atenção. Os que as repetiram também não.
.....Aliás é preciso que fique claro que Vieira não precisa de condescendência nem complacência. Foi um homem íntegro, justo e dedicado, em grau heróico. Ele precisa apenas de justiça e do respeito que merece. É preciso ser muito ralé intelectualmente, para levantar a voz ou a mão contra este homem que só procurou fazer o bem às pessoas e à nação, sem medir sacrifícios nem perigos.
.....É hora de fazer como Fernando Pessoa, e declará-lo Imperador da Língua Portuguesa ou Príncipe dos oradores.
.....Vieira foi um homem de uma competência, dedicação e generosidade ímpares. Trabalhou sem descanso por toda sua vida, até que, com sua morte, encerrou sua missão. Ainda assim quando as forças já lhe escanceavam, lastimou não poder redigir toda a obra que tinha planejado.
.....Vieira era um homem de missão e não um diletante oportunista.

 

9. As Pérolas de Vieira

.....Os críticos moderninhos gostam de apontar “o agreiro nos olhos dos outros”. Isto não os honra nada. É preciso saber levar a arte mais a sério. Por que não tiram a trave do próprio olho?!
.....Quem se acha perfeito que se olhe no espelho moral.
.....Apesar das críticas que recebeu e dos defeitos que alguns lhe atribuem. Vieira é o gênio de sempre, um gênio monumental.
.....Resiste incólume através dos séculos. Assim é Vieira.
.....Roma falou e a contenda solucionou. Vieira é um justo.
.....As grandes construções não são abaladas por qualquer vendaval.
.....Diz um provérbio árabe:
.....“Os cães latem e a caravana passa”.
.....É preciso saber encontrar as pérolas que a obra de Vieira nos oferece, para sabermos construir uma vida melhor, num mundo mais lúcido e mais harmonioso.
.....A obra de Vieira é uma luz que precisa ser colocada no alto, para iluminar a todos que estão no seu entorno.
.....Precisamos aprender a apreciar e divulgar tudo o que Vieira tem de melhor, que é a sua obra e até a sua vida multiforme e cheia de grandes ensinamentos.
.....Está na hora de cada um fazer a sua lição de casa. É preciso conhecer Vieira. Só faz bem e não tem contra-indicações.
.....Somos um povo que precisa ouvir com atenção, seus mestres, seus melhores educadores. Vieira é um grande mestre e um grande educador. Precisamos ouvir suas lições preciosas. O país só tem a ganhar com a divulgação de seu pensamento magistral.
.....Repetimos uma bela frase de Vieira: “Se amas vidros pensando serem pérolas, pérolas amas e não vidros”. Há pessoas que preferem vidros às pérolas (?!)


Bibliografia Essencial

.....BAIÃO, Antônio. Episódios Dramáticos da Inquisição Portuguesa. V.1./tema: O Padre .....Antônio Vieira. Ed. Renascença Portuguesa, 1919.
.....CASAS, Bartolomeu de las. O Paraíso Destruído. Porto Alegre, Artes Médicas, 1985.
.....PERALTA, Jorge. Antônio Vieira, Um Guerreiro do Humanismo I. in Revista Abaeté, n° 3. .....São Paulo/Cotia, Ed. Europan, 2005.
.....VIEIRA, Pe. Antônio. Obras Escolhidas, V.VI, Org. Antônio Sérgio e Hernani Cidade. Ed. Sá .....da Costa. Lisboa, 1952.