GESTÃO: INSTITUTO TROPICAL

_______________________________________________________________________________________________________________________

VIEIRA E OS CONSPIRADORES

I
NAS MALHAS DA CONSPIRAÇÃO.


......1. Preâmbulo


......Assusta a todas as pessoas saber como Vieira sofreu afrontas, calúnias, injúrias, perseguições e conspirações. Custa a crer como alguém acumulou tanta inveja e ódio para um homem de bem e que só ao bem se dedicava.
......Comecei a meditar sobre esta questão e saiu este texto para ler e meditar. A violência entre os humanos atinge muita gente. É preciso tomar consciência e educar melhor o povo.
......As pessoas fortes e energéticas, as pessoas que querem mudar o mundo para fazê-lo mais humano, mais justo e mais solidário, as pessoas ousadas que vão além do trivial, sofrem muitas injustiças. Muitas armadilhas são preparadas no seu caminho que precisam ser vencidas.
......Vieira, pela sua coragem em lutar contra as injustiças, expô-se a conspirações de grandes dimensões, muito bem orquestradas. Tais conspirações vêm desde as intrigas palacianas passando pela Inquisição e pelo Pombalismo, persisitindo até hoje. Pessoas mal informadas e de limitada visão repetem argumentos elaborados no século XVIII, com interesses escusos.

......2. Estratégia da conspiração


......As conspirações são rotinas desastrosas e desastradas em toda a história humana. Surgiram no momento em que alguém, carente de ética, pensou que seria mais racional eliminar o concorrente, na sombra e na surdina, com dissimulações e com menos risco, do que se esforçar e crescer junto. Em vez de pegar a onça à unha, com pedras e pauladas, com probabilidade de perder a parada (e a vida), pela reação esperada da fera emboscada, o homem racional (homo sapiens) resolveu criar umas armadilhas no seu caminho e imobilizá-la. É o poder do raciocínio e da maledicência.
......Sabemos bem que numa guerra a primeira vítima é sempre a verdade... Sempre foi assim.
......Logo a artimanha foi levada para a sociedade dos humanos e surgiu a estratégia de conspiração, da emboscada e da intriga.
......Surgiu o “homo homini lupus” (o homem, lobo do homem). O homem virou o caçador do homem. Fragilizaram-se as relações humanas.
......Surgiu mais tarde a teoria do conflito dos psicólogos, dos sociólogos, dos filósofos e dos políticos. Em vez de harmonizar as diferenças e respeitá-las, em busca da justiça, da cooperação e da paz; em vez de buscar a prosperidade com solidariedade, garantindo a cada um a oportunidade de conquistar seu bem-estar, com o próprio suor, competência e dedicação, num mundo claro e de ações transparentes, criou-se o mundo das águas turvas, dos golpistas, das sombras e da escuridão.

......3. O crime normatizado da conspiração


......Surgiu o mundo da dissimulação, da traição e do golpe traiçoeiro. Surgiu o mundo do crime perfeito, sem deixar rastros, apontando a culpa para terceiros.
......Pôs-se até a raposa para tomar conta e proteger o galinheiro. Surgiram os julgamentos simulados e os golpes rasteiros. Surgiu a gente piranha, sempre disposta a triturar os incautos. Os inocentes foram condenados como culpados, silenciados e levados ao degredo, sem direito a defesa, na calada da noite e no mundo das sombras, para aos covardes beneficiar e o fruto de trabalho de outrem e o seu sangue drenar para os golpistas. Tudo lamentável e deletério. Mas tem mais:
......Surgiram os grandes manuais da conspiração e da traição oficializados. Surgiram as teorias da conspiração, considerada agora, prática normal. Quem sabe, sabe. Não registrou, dançou. Quem sabe está perdoado. Implantou-se o mundo da impunidade, o mundo da malandragem e da dissimulação. Surgiu o mundo do silêncio e das trevas, onde quem sabe cala, para não se comprometer.
......Surgiu a lei da malandragem; a lei da vantagem, dos espertos e dos espertalhões: “quem pode deve levar vantagem em tudo.” Por que não?! “O mundo é dos espertos”(?!)

......4. Genocídio da razão


......- Desde a antiguidade surgiu Esaú e Jacó, com o prato de lentilha.
......- Surgiu o Sun Tsu, com a “Arte da Guerra”.
......- Surgiu o rei da França, Felipe, o Belo, dizimando os Templários, silenciando-os no fio da espada e nas masmorras fétidas, entre ratazanas; para dividir seus bens, seu rico espólio, e não pagar dívidas contraídas.
......- Surgiram as perseguições de Nero, no Império Romano, onde eram matados na arena, os cristãos que não adotavam os deuses do imperador.
......- Surgiram as carnificinas dos cristãos, jogando irmão contra irmão, a partir do Concílio de Nicéia, na era de Constantino, quando era passado ao fio da espada, quem pensasse diferente de uma elite eclesiástica, fascista e arrogante, que não admitia que alguém fosse capaz de pensar diferente ou tivesse a ousadia de discordar da hierarquia, embora desse a vida pelo Evangelho de Cristo.
......- Vieiram os espetáculos das feras no Coliseu de Roma e as tochas humanas pelas ruas.
......- Vieram as tragédias e os genocídios de Uganda, e tanto mais.
......- Veio a matança atroz e sanguinária de índios Incas e Maias; a matança feroz de índios da América do norte e tantas outras atrocidades pelo mundo...
......Castraram os ideais da liberdade e da dignidade humana, conspurcando o Evangelho e os templos cristãos. Os criminosos detentores do poder, passaram por inocentes, defensores da dignidade e os inocentes foram condenados a atrozes sofrimentos, com seus familiares. Seus bens foram distribuídos entre áulicos e inúteis sabujos. Os sadios passaram por leprosos e os leprosos por sadios. Vieram as guerras de religião, da Reforma e Contra Reforma, derramando sangue de irmãos, “em nome de Deus”. (?!)
......- No terceiro quartel do século 20, (1994) na África, em Ruanda, as pessoas da tribo dos hutus resolveram exterminar as pessoas da tribo dos Tutsi e fizeram uma carnificina geral, matando sem motivos, quase um milhão de cidadãos.
......Na 1ª Grande Guerra, além de outras carnificinas atrozes, foram mortos mais de 1,5 milhão de armênios em criminosa ação de genocídio de um povo. Como aconteceu com os Judeus nas mãos dos nazistas, mas não só com os judeus...
......Desastres deste nível repetem-se por toda a parte, nos tempos modernos.
......A história da sociedade humana produziu muita gente do bem, muitos sábios e santos. Mas não lhe faltaram os soldados de satanás que produziram os maiores horrores da história.

......5. O desconserto do mundo.


......Assim o mundo foi sendo mascarado e envenenado moralmente. A moral foi sucateada e as pessoas também. Foi decretada a lei da conspiração, a lei do espertalhão, a lei da dissimulação, a lei da raposa e a lei do gavião. Foi decretada a lei da força contra a força do direito.
......Em nome da justiça (sagrada), cometem-se as piores atrocidades. Em nome da verdade, propagam-se as mais deslavadas e torpes mentiras. A mentira é passada por verdade e a verdade por mentira. A vítima tem sempre grande chance de ser condenada como culpada.
......Em nome do amor e da solidariedade, propagam-se ódios vorazes e sanguinários.
......“Em nome de Deus” sábio e pai amoroso, pelos simples, muito querido e respeitado, cometem-se as piores atrocidades, multiplicam-se os órfãos que, maltrapilhos, perambulam pelas ruas.
......Praticam-se injustiças rapinas e emporcalha-se a dignidade das pessoas de bem.
......Deus é usado como máscara, como espada e como escudo de muitas indignidades e covardias, numa ação e disfarce sacrílego.

......6. Pescadores de águas turvas.


......Há muitas indignidades praticadas em nome de Deus, até nos templos sagrados. Mas Deus neste caso, é apenas uma máscara para burlar os incautos. Por traz da máscara oculta, está o sádico satanás, sem escrúpulos, sem dignidade.
......Em nome do amor, da solidariedade e da dignidade, propagam ódios, injustiças, confrontos, discórdia e conflitos para levar vantagens. São os pescadores de águas turvas, por toda a parte e em pontos estratégicos instalados, nas empresas, nos governos, nas igrejas, nas escolas e universidades, nos ministérios e nas famílias e em todos os estratos da organização social.
......Não sei se sempre foi assim. Talvez. Mas o que todos sabem é que o mal só traz dessossego, mal-estar, fome, miséria e violência.
......Esta é a velha guerra do mal contra o bem. Mas o mundo, hoje, anda tão desconcertado, tão perturbado, tão mascarado, tão simulado que é difícil, às vezes, distinguir quem é do bem e quem é do mal.

......7. Geração ameaçada.


......O pior de tudo é que falar desses assuntos não é de bom tom. É assunto interditado em rodas de gente do “bem”! É perigoso. Pode acordar a hidra infernal e dar perseguições, diz o povo.
......Tudo hoje se mascara. Até a ignorância. Os conspiradores se mascaram de libertários, ou adotam outros qualificativos mais palatáveis. Tudo é consumo...
......O consumo é a última fronteira da “felicidade” vazia e da futilidade rasteira.
......Lucro econômico é o supremo bem, o ídolo dourado que deixa certa elite deslumbrada e anestesiada. O resto é nada. É assim que muitos pensam. (!!)
......Contra tanta indignidade gritaram os profetas. Gritou também Cristo no Evangelho chamando-lhes “Sepulcros caiados”.

......8. Vítimas que fizeram na história.

......Grandes nomes da nossa história e grandes benfeitores da humanidade foram vítimas de toda essa maldade orquestrada. Muitos, quando perceberam, já estavam na rede, imobilizados. Morreram sem poderem provar sua inocência ou sem desmascarar o capeta, de Deus fantasiado. Outros, por astúcia e vivacidade, conseguiram algum espaço e sua inocência foi reconhecida.
......De um rol imenso podemos citar: Vieira, Bocage, Galileu, Giordano Bruno (+ 1600), Damião de Goiás, Antônio José e muitos mais, em todo o percurso da história conhecida. Em Portugal, na Espanha, nos países da América Latina, na Itália, na França e até no Oriente Cristão e nas terras da Prestes João, foi terrível e sanguinária a ação da Inquisição.
......Mas é preciso que se esclareça que a Inquisição não foi a única instituição que cometeu terríveis atrocidades contra seres humanos, no decurso da história. Infelizmente o rol de grandes atrocidades é imenso.

[em construção]