GESTÃO: INSTITUTO TROPICAL

_______________________________________________________________________________________________________________________

VIEIRA NA HISTÓRIA

 

I
GUERREIRO SAGAZ

 

Como um homem generoso e genial
mudou os rumos da história do Brasil e de Portugal.



1. Uma vida arriscada e destemida.

.....Vieira foi um dos homens mais completos, sábios e empreendedores do séc XVII, e um dos maiores de todos os tempos.
.....Ninguém podia imaginar que aquele menino de 7 anos, simples e muito observador, que chegou a Salvador em 1616, vindo de Lisboa, teria um papel tão profundo e decisivo na história de seu país e do mundo.
.....Na primeira viagem de Lisboa para o Brasil, a nau que o trazia e à sua família, quase naufragou. Quase o levou para o fundo do mar. Tal não aconteceu porque o nosso menino estava predestinado a grandes feitos. Se a sua vida se perdesse muita coisa seria diferente no futuro. Ele iria fazer muita falta.
.....Daí para a frente, até o final de sua vida, o naufrágio foi uma ameaça recorrente, em sentido literal ou conotativo.
.....Vieira sempre se manteve ligado às águas e à navegação. Sua sina foi navegar por muitos rios e muitos mares.
..... Pela vida a fora, Vieira enfrentou “tempestades” terríveis na terra e no mar; no Atlântico, no mar Mediterrâneo e nos mares do Norte. Em terra, enfrentou tempestades, políticas e diplomáticas em Portugal, na Holanda, na Itália e no Brasil. Foi preso e pilhado por piratas na Europa e quase naufragou muitas vezes, em viagens de canoa, no norte e nordeste do Brasil, nas missões jesuítas, entre os índios do Amazonas e do Tocantins, da Ilha de Marajó e na missão de Ibiapaba, atravessando rios, florestas e desertos de areia. Expôs-se muitas vezes ao possível martírio entre índios, bravos e antropófagos, onde outros seus companheiros já haviam sido sacrificados.
.....Teve sempre uma vida arriscada, ousada e destemida. Nunca foi um homem de escritório, um pastor de sacristia. Nunca foi acomodado, pusilânime.
.....Enfrentou com coragem e destemido os piores perigos. Nunca retrocedeu. Sempre resistiu, prosseguiu e sobreviveu. Suas peripécias ao longo da vida, ele as narrou em suas Cartas, em linguagem colorida e quente, e até em alguns sermões. Foi um homem decidido, positivo e enérgico.
.....Vieira foi um homem da missão, um homem do dever. Seguindo a corrente das águas ou na contra corrente, ele seguiu, cumprindo o seu dever, com satisfação, persistência e prazer. Na vida andou na mão e na contra-mão, cumprindo sua missão: a missão que a história lhe destinou. Quaisquer que fossem as dificuldades, ele as enfrentou sem regatear.
.....Foi um homem de coragem, um homem sagaz. Foi um homem consciente de sua missão superior e de sua responsabilidade daí decorrente.
Jamais se acomodou ou se recolheu entre os pigmeus, mas estes sempre o ameaçaram, sempre lhe criaram dificuldades. Por isto, muitas vezes foi abandonado por seus melhores amigos. Mas isto não é novidade na história dos grandes homens.
.....Os grandes homens da história são aqueles que perseguem, com persistência, ideais e metas grandiosas, e por elas dão a vida se necessário.
Vieira foi um desses homens. Foi um homem de escol, um homem excepcional, um homem genial.

 

2. O mundo em pé de guerra.

.....Vieira é personagem chave na história do Brasil e de Portugal, no séc. XVII. Suas intervenções, suas ações e seus conselhos, foram decisivos na história de seu tempo, projetando-se pela história do futuro.
.....Sem a ação discreta mas firme e consistente de Vieira, o mapa mundi seria bem diferente. As guerras por toda a parte, na Europa, América, África e no Oriente estavam pondo o mundo de pernas para o ar.
.....A Espanha dominava Portugal por força de linhagem e por sucessão hereditária. Reunia em suas mãos o poderio bélico e marítimo da Espanha e de Portugal.
.....Por desforra, por vingança contra a Espanha e por ganância, a Holanda quis anexar, com seu grande poder bélico, os territórios portugueses de além-mar, no Brasil, na África e na Ásia.
.....A Holanda tinha imenso poderio bélico, marítimo e terrestre. Julgava-se invencível.
.....No Brasil a Holanda conseguiu manter-se por trinta anos. Considerava-se aqui em definitivo, de 1620 a 1654 aqui estiveram. Julgavam-se superiores e invencíveis; mas os portugueses e brasileiros comprovaram que poucos soldados motivados valem mais que um grande exército poderoso e armado até os dentes.
.....Queria assumir todo o território nacional, de norte a sul, de leste a oeste. Se o plano tivesse vingado o Brasil já teria se fragmentado em diversos países, como reação ao invasor.
.....Mas os invencíveis fugiram vencidos, diante da bravura dos patriotas. Quem luta pela própria terra e pela própria gente é sempre mais forte que os mercenários, ainda que fortemente armados.
.....Muitos heróis morreram nesta guerra dos invasores holandesas. Como toda as guerras, trouxe muita miséria e ceifou muitas e precisosas vidas.

 

3. Vieira entra em ação.

.....Para a expulsão dos invasores holandeses foi essencial a ação de Vieira, quer entre o povo, quer nos Sermões dos púlpitos da igreja, quer em sua ação diplomática e política, por toda a Europa e sua atuação no palácio real de Lisboa.
.....Entre os grandes Sermões de Vieira, no fogo das invasões holandesas podemos citar:
Sermão de Santo Antônio, na capela de Santo Antônio, na Barra, Salvador, entre as trincheiras em 13 de junho de 1938.
.....Sermão do Dia de Reis, Salvador, 6 de janeiro de 1640.
.....Sermão da Santa Cruz, Salvador, maio de 1639.
.....Sermão das Armas de Portugal contra as da Holanda, em 10 ou 11 de maio de 1640.
.....Sermão da Visitação de N.Sª, em Salvador, 2 de junho de 1640.
.....Na Carta Ânua de 1624, Vieira dá o panorama da 1ª invasão à Bahia.
.....Pregou ainda centenas de outros Sermões que não escreveu.
.....Em termos da guerra com os holandeses, é claro que nela atuaram outros grandes e dedicados heróis: André Vidal de Negreiros, Felipe Camarão, Matias de Albuquerque, João Fernandes Vieira, Henrique Dias, incluindo aí os nossos bandeirantes, e muitos mais.
.....Vieira deu alma ao país e ao povo, encorajando-o e levantando sua coragem e auto-estima. Para evitar mais guerras, Portugal comprou o Brasil à Holanda.
.....Vieira recomendou a criação da Companhia de Comércio das Índias Ocidentais para atuar no Brasil, no desenvolvimento do país. Assim foi feito e o Brasil desenvolveu-se e prosperou.
.....Logo seria descoberto o ouro em Minas Gerais e o país daria seu grande arranque rumo ao futuro.
.....Foram as ações diplomáticas de Vieira pelos países da Europa, a serviço das cortes de Lisboa que garantiram apoio de outros países à restauração da independência de Portugal. Garantiram a sobrevivência do país, contra a ganância da vizinha Espanha que, ficando lá por sessenta anos, deixou o país na miséria e sem defesa.
.....O aval de Vieira garantiu a Portugal o apoio de outras nações.
.....Garantido o Brasil, garantido Portugal, no fio da espada, adequadas estratégias e logística, além de muitas negociações, outros territórios da África e da Ásia foram sendo reconquistados.
.....É interessante lembrar que foram os brasileiros e portugueses de Pernambuco, negros, índios e brancos que, após a expulsão dos holandeses de seu território, foram expulsá-los de Angola.

 

4. Hipótese do mundo sem Vieira.

.....Sem atuação de Vieira teria sido difícil expulsar os holandeses de Salvador da Bahia, de Pernambuco e de outras cidades, de norte a sul. Neste caso, o mapa da América do Sul seria outro, muito diferente, sem este povo forte, unido e continental que é o Brasil que nos foi legado, por nossos antepassados.
.....Sem a atuação diplomática e política nas cortes de Lisboa, na Holanda, na França, na Inglaterra, na Itália e em Roma, talvez a presença de Portugal no mapa da Europa também seria diferente.
.....Caso a Holanda tivesse conseguido se manter no Brasil, também seu poderio na geopolítica mundial seria outro e o mundo também seria outro, com outros eixos de poder. Neste caso, até as guerras napoleônicas teriam outro rumo e outras dimensões, se é que seriam viáveis.
.....Não podemos esquecer a força dos Sermões e cartas de Vieira que eram torpedos poderosos que nosso herói lançava por toda a parte, para reequilibrar e até reconciliar forças antagônicas e realimentar um ideal de nação ou ideal de vida, com solidariedade, justiça e prosperidade.
.....É impossível imaginar o que seria do mundo sem a atuação de Vieira, mas todos estamos certos de que seria bem diferente.
.....Vieira queria um país sem discriminação de pessoas, onde todos vivessem em paz, em liberdade e fraternidade, com mútua cooperação, solidariedade e bem-estar.
.....Vieira iria pagar caro por seus ideais, nas garras da Inquisição. Fez a sua parte.
.....Mas esta é outra história.