GESTÃO: INSTITUTO TROPICAL

_______________________________________________________________________________________________________________________

Série: ROTEIROS HISTÓRICO-CULTURAIS nº 01
PELOS ESPAÇOS DE VIEIRA
                                                         
[Etiqueta: Turismo-Cultural]

PRINCÍPIOS E DIRETRIZES

- Jornada em grupo ou individual
- Programa para TV e DVD

Modalidades de Celebração:
1. Jornada Pelos Espaços de Vieira (Excursão)
2. Celebração Lítero - Musical
3. Espetáculo Multimídia – Luz e Som
4. Exposição: VIEIRA 400 Anos
(Homenagem ao P. Antônio Vieira)

Opúsculos da Série (em construção):
1. Roteiros Históricos – Culturais: Princípios e Diretrizes
2. Vieira em Salvador
3. Vieira em Coimbra
4. Vieira em Lisboa
5. Vieira em Roma
6. Vieira nos Açores e em Cabo Verde
7. Vieira na Amazônia – Vieira Missionária
8. Vieira na Europa – Holanda, França, Inglaterra, Espanha.
9. Vieira Peregrino – Viagens por Países e Mares.


Série: = ROTEIROS HISTÓRICO-CULTURAIS = Nº 01
PELOS ESPAÇOS DE VIEIRA

PRINCÍPIOS E DIRETRIZES

I - APRESENTAÇÃO


1. Sentido dos Roteiros
1.1 Com este roteiro de instruções, damos início à divulgação, de um projeto Histórico-Cultural, a partir de experiências vividas e muito prazerosas, que achamos por bem oferecer a quem possa interessar.
Propomos quatro modelos de celebração a Vieira: a) um percurso por diversos lugares marcados com a presença de Vieira; b) uma celebração lítero-musical; c) um espetáculo multi-mídia; d) uma exposição, através de quadros e painéis.
1.2 Usamos o nome celebração no sentido de ato público solene comemorativo e festivo, de exaltação.
1.3 Os roteiros de percurso têm como objeto os espaços mais significativos em que Vieira viveu e atuou. Propõem uma caminhada cultural, com sabor de peregrinação: uma Excursão ou uma Jornada. Cada um atribui o nome que mais lhe convier.
Poderia se formar um grupo de estudantes que, após estudarem bem o assunto, poderiam oferecer o serviço à Comunidade, divulgando-o nas agências de turismo e em outros espaços comunitários.
1.4 Disponho-me a apoiar à partida, graciosamente, caso haja uma organização sólida e sustentável. A qualidade é essencial.

2. Cada Jornada é uma peregrinação
2.1 Os roteiros de percurso são uma espécie de peregrinação que se prendem às peregrinações de sempre à Terra Santa, a Meca, a Fátima, à Aparecida, a São Tiago de Compostela, ao P. Cícero, etc, etc.
Por todo o mundo, desde sempre, há espaços de peregrinação...
Propomos percorrer espaços, vivenciando certos valores... Sair dos livros e ir aos lugares é a estratégia para vivenciar, conviver e aprender a apreciar.
Os peregrinos são sempre agentes ativos. Nunca são pessoas estáticas. Precisam caminhar.
2.2 O evento de percurso pelos espaços de Vieira pode ter o nome de excursão, caminhada, percurso, jornada, etc. Se for achado conveniente e seguro, as pessoas mais idosas podem levar à mão, para apoio, o tradicional bordão de peregrino de madeira que pode ser feito em casa, e pode ser guardado como lembrança. Quem quiser pode portar este adereço típico.


3. Vivenciar Valores
3.1 No caso dos Espaços de Vieira, o intuito é vivenciar os valores que este homem representa e que nos legou. Pode-se analisar o entrecruzamento de eventos correlatos de outros acontecimentos no mesmo espaço...
Esta é também uma forma de nos equiparmos e fortalecermos com tais valores e de sermos gratos a quem tanto fez por nós, com tanta competência, dedicação, ousadia, vencendo tantas dificuldades. É uma forma de expressarmos nossa gratidão e nossa veneração pelo que ele representa para a nossa cultura e para a nossa auto-estima, como luz que nos ilumina. É uma forma de conhecê-lo e de conhecermos seus textos.
3.2 Em Vieira, celebramos o humanista consciente e comprometido com a consciência e o bem-estar das Pessoas. Uma atitude que rejeita um certo humanismo vazio , barato e simplista de pessoas que apenas jogam para a platéia: os chamados lobos com peles de ovelha...
3.3 Algo muito auspicioso é que Vieira é sempre um laço de união entre as pessoas. Hoje ele é admirado e venerado por pessoas de muitas religiões. Mais do que ser um grande homem da igreja católica, ele é um gigante do cristianismo mais autêntico que brota do Evangelho; é um gigante para muitos judeus, islâmicos e budistas e para pessoas de outras religiões.
Como São Francisco de Assis, Santo Antonio de Lisboa/Pádua. Antônio Vieira é um herói e um grande mestre da humanidade. Vieira, como Francisco de Assis, Antônio de Lisboa, Agostinho de Hipona, entre tantos outros, é um presente de Deus, para toda a humanidade.
Cada um o venera, o admira e dele aprende a seu modo. É uma luz que ilumina e acende os corações e as mentes. É uma luz do mundo.
3.4 Essencial neste projeto é a proposta e a linha de conceitos a ser desenvolvida. Em função de todo o enxovalho de Vieira pela Inquisição e pelo Pombalismo, muitos “especialistas” apressados e despreparados dizem ou escrevem indignidades, com “foros” de cientificidade, por se basearem em documentos. Mas onde está a crítica do documento? Correm sobre Vieira muitos “estudos” que veiculam conclusões irresponsáveis, ingênuas e levianas, eticamente indignas. Os lacaios nunca o estimaram, nem ele os estimou.


4. Grande apelo de Vieira hoje
4.1 Estes roteiros adaptam-se bem para universitários, colegiais, professores, profissionais liberais e para toda gente interessada.
A obra e a história de Vieira exercem uma atração muito especial para a juventude de nosso tempo, por sua autenticidade, generosidade, ousadia, coragem e persistência. Isto na condição de haver alguém que saiba mostrar-lhes o verdadeiro Vieira histórico.
Vieira tem grande apelo dentro do espírito moderno e dos anseios juvenis. Tem intenso apelo para pessoas de todas as idades que querem ajudar a construir uma sociedade mais humana, num mundo mais viável e melhor.
4.2 As Pessoas do sec. XXI, envoltas numa sociedade de tantas e tão graves falcatruas e interesses mesquinhos, já vão perdendo a fé e a esperança na possibilidade de um mundo mais justo, lúcido, consciente e sem tanta baixaria. Essas pessoas ficam deslumbradas quando se deparam frente a frente com Vieira e descobrem a grandeza de seu caráter, e sua persistência. Então entendem o que quis dizer Camões, nos Lusíadas ao afirmar algo que hoje é estranho:
Vereis amor da Pátria, não movido
De prêmio vil, mas alto e quase eterno;
Que não é prêmio vil ser conhecido
Por um pregão do ninho meu paterno.
Ouvi: vereis o nome engrandecido
Daqueles de que sois senhor supremo
...(C.I, 10)
Vieira é uma nova luz , em nosso mundo apequenado.

5. Propomos Parâmetros e não Projeto Acabado
5.1 O que apresentamos aqui são algumas idéias e parâmetros para Celebrar Vieira. Não é um modelo fechado. Cada um deve montar o próprio Roteiro adequado à sua área de interesse.
5.2 Os eventos devem ser divulgados pelos meios de comunicação (rádio, TV, WEB)
Estamos elaborando um opúsculo para cada Roteiro. Sairá a seu tempo, conforme o interesse que despertar.

6. Texto Integrado em projeto
6.1 Oportunamente, ao final do presente texto, após as quatro Propostas de Roteiros, publicaremos um modelo prático, com alternativas para execução de cada proposta, incluindo reportagem fotográfica.
De cada Roteiro será publicado um opúsculo que poderá ser realizado por pequenos grupos.


ROTEIRO HISTÓRICO – CULTURAL

PELOS ESPAÇOS DE VIEIRA
- Celebração em Homenagem ao P. Antônio Vieira -


II - INTRODUÇÃO: HISTÓRICO E MOTIVAÇÃO

1. Vieira causa espanto e encanto
Visando recolher elementos para estudo de campo, dos espaços principais em que viveu e batalhou ou sofreu penas, fizemos diversas viagens, com ROTEIROS previamente preparados.
1.1 Realizamos percursos pelos Espaços de Vieira em Lisboa (2006/2008), em Salvador (2007), Roma (2006), Coimbra (2008), e Açores (2008).
1.2 Estes ROTEIROS fazem parte da “Cruzada Cívica Pró-Vieira” a que nos propusemos em 2005. Foi uma experiência muito gratificante. Faz bem à nossa mente, ao coração e à inteligência visitar esses espaços.
1.3 Efetivamente Vieira é uma pessoa de tantas e tão grandes qualidades que nos desperta profunda gratidão e até espanto e muito encanto. Para que não se diga que é sentimentalismo, lembramos que Fernando Pessoa se encantava ao ler Vieira; e ninguém nunca o acusou de sentimental. É que a real beleza encanta as pessoas capazes de a saborear. De fato, para apreciar um grande autor é preciso saber apreciar.

2. Apreciação de vozes avalizadas
2.1 Vieira disse que seus Sermões são:
tão diferentes na matéria e lugares em que foram recitados,
—————como foi vária e perpétua a peregrinação de minha vida.
..”
Fala ainda dos Sermões escritos como “folhas cerradas e mudas...”.
Isto diz na Dedicatória ao Príncipe.
Na dedicatória ao Leitor diz que os seus Sermões
sem a voz que os animava, ainda ressuscitados, são cadáveres”.
Não é bem assim para quem souber recuperar o contexto.

2.2 Em contrapartida declara D. Francisco A. Lobo (séc. XIX):
A propriedade e a vehemência da sua pronunciação
entrava, por alguma cousa, na admiração dos ouvintes

E acrescenta:
“quando (os ouvintes) se entregaram à mera leitura pela imprensa, o prestígio durou, e a voz do louvor não foi menos dilatada ou menos encarecida
- “não há um exemplo de louvor tão aturado e tão largo” (Obra Citada)

2.3 D. Francisco A. Lobo completa:
- “nenhum povo possuiu jamais, nas obras de um só homem, tão rico e tão escolhido tesouro da língua própria, como nós possuímos nas deste notável jesuíta” (Francisco A. Lobo – Obra Citada p. 125,126 e 129)

3. Espaços de Vieira
Já que não podemos mais ouvir a voz de Vieira, ou observar seus gestos e seu olhar, que deram vida e emoção aos seus Sermões, vamos ao menos visitar os lugares onde os pronunciou.
“Um gesto, um olhar, uma palavra bastava” diz Vieira.

3.1 Conhecer os espaços de Vieira ajuda-nos a sair de nossa sala, em que lemos “Vieira”, e sentir um pouco do espaço em que falou. Quem sabe, convida-nos a estudar o contexto social em que atuou? É que todos os grandes textos têm atrás de si um mundo que não podemos esquecer. A vida do texto encontra-se no cruzamento do eixo sintagmático com o eixo paradigmático da linguagem. A vida acontece fora e além dos livros. Se nos limitamos ao texto estamos fora da realidade.

3.2 Mas saibamos, em nossa mente e no nosso psiquismo, que a energia e a vida brota das palavras, dos Sermões que é seu espaço vital, mas vai além, por caminhos diversos...
Os lugares a visitar situam as palavras no tempo e no espaço remetendo ao nosso tempo e ao nosso espaço, no nosso contexto vital que remetem novos paradigmas em construção...

4. Superando Preconceitos
Quem mantém no seu psiquismo algum resquício de preconceito contra Vieira, é bom
sanar tal pendência. Esta é uma herança nefasta da Inquisição, do Pombalismo ou de certa elite do passado, talvez interesseira, que vem de geração em geração, veiculada por professores ou intelectuais mal informados.
Há ainda um certo complexo (que alguns chamam de complexo de vira-lata) que não conseguem admitir e usufruir os grandes valores nacionais, preferindo valores alheios à nossa cultura. Precisamos superar tal condição diante dos nossos grandes valores.


III - VIEIRA SÉCULO XXI
– NOTA PREMILINAR –

1. Dinâmica dos Eventos

1.1 As sugestões que damos a seguir são atividades para produzir efeitos no psiquismo e na inteligência das pessoas. Agregam conhecimentos. Desperta interesse pela obra de um homem paradigmático...
São um aprendizado e são homenagem a Vieira. Homenagem à vida.
São também lições de história que, dizem, é mestra da vida.
Quando possível, cada um dos eventos deve ser preparado, sempre que possível principalmente quando se tratar de grupos de estudantes. É preciso saber, de antemão, quem é Vieira e qual a sua importância, no país, na cidade e no mundo; qual o patrimônio que nos legou.
É preciso saber, de antemão, quem é Vieira e qual a sua importância, no país, na cidade e no mundo; qual o patrimônio que nos legou com sua vida e com a sua obra.
Cada grupo pode criar uma alegoria que enriqueça o evento. Encenação rápida.
Vejo os Roteiros de Vieira com um claro sentido de peregrinação.

1.2 Cada um dos eventos aqui propostos são distintos, mas têm um único grande objetivo: dar a conhecer Vieira e sua mensagem para a posteridade, para mudar as atitudes que nos apequenam; despertar uma consciência sem algemas no inconsciente...
Vieira é um homem sábio que seduz e encanta quantos o conhecem e nele buscam lições de vida.

1.3 Cada evento aqui proposto deve evocar e celebrar Vieira. Não deverá nunca ser palanque de política partidária. Nunca. Seria desvirtuá-lo. Aqui é apenas um espaço do vieirismo/vieiridade. Espaço em que se mostra as grandes virtudes deste homem e seu legado à posteridade como luz para as novas gerações.

1.4 Em torno de Vieira vemos reunidas pessoas que exaltam sua contribuição a um pensamento mais consciente e a seu imenso legado. Vemos também, pessoas que falam, com certo desdém, dos seus percalços e ousadias: sorriam da idéia do 5º Império... da História do Futuro... das suas questões com a Inquisição... de suas utopias... Repetem as infâmias e injúrias do pombalismo, etc, etc... É de lastimar como alguém se mostra tão pequeno. Será apenas por desinformação? Deixamos de estranhar quando verificamos que todos os gigantes no pensamento e na ação enfrentaram dissabores em toda a história.

1.5 O evento não está voltado para o passado, mas para a construção do presente e do futuro.Vieira pode ser uma grande força motriz de um futuro melhor.
O evento é propositivo. Atacar gratuitamente o passado é obra dos néscios. Propor novos caminhos é obra dos sábios. Vieira foi um SÁBIO.

1.6 Vieira deve ser proposto como
um arauto e uma grande lição para o século XXI.

2. Diversidade dos Eventos Propostos

Distinção entre os Eventos aqui propostos:
O Roteiro do Percurso, a Celebração, o Espetáculo Multimídia e a Exposição são muito distintas:
a) O Roteiro do Percurso: as pessoas se movem entre espaços diferentes, visitando-os. É similar a uma peregrinação.
b) A Celebração: é feita num só espaço bem delimitado, de preferência fechado. O objeto são os Sermões de Vieira (Textos Seletos, com leitura dramática, intermediados com cantos adequados e até poemas/salmos. Finaliza com breve preleção ou texto lido por todos: Bíblico, de Vieira ou produzido para o evento (pode ser gravado e projetado em tela).
c) O Espetáculo Multimídia: é feito, preferencialmente em espaço histórico monumental: um templo, um forte, etc. Pode ser feito também em espaço fechado, com projeção de espaços externos em tela multimídia.
O espetáculo é todo gravado em DVD.
d) A Exposição: VIEIRA, 400 ANOS. Pode ter outro tema a ser decidido. A Exposição seria feita com apresentação de cartazes, baners preenchidos com texto e imagem.
Na Exposição haveria uma banca com publicações de ou sobre Vieira, a preços justos, para facilitar a aquisição.


3. Como Apresentar Vieira?

Vieira deve ser apresentado como ele é, sem proselitismos: um Vieira humanista; defensor das grandes causas do país e do povo; educador, artista, literato; um dos maiores oradores cristãos de todos os tempos; estrategista, defensor da dignidade e dos direitos humanos e nosso primeiro abolicionista; que soube usar as palavras como espada, para afastar os invasores holandeses, etc, etc. - Sobretudo um homem sábio e generoso, de grande força moral.
Como Sócrates, Vieira foi perseguido, acusado de dar consciência aos jovens, ensinando a pensar.

 

IV - POSSÍVEL PROVEITO/PRODUTIVIDADE

1. Estes ROTEIROS podem ser uma boa motivação para as Escolas, as Faculdades e as Instituições Sociais Liberais motivarem os estudantes e profissionais para que estudem mais e leiam mais o grande autor, orador, missionário, educador, diplomata e estrategista.
2. Vieira é um nome que tem grande apelo social, pelas lutas que empreendeu
em favor dos excluídos e pela sua audácia, tenacidade, dedicação e competência. Foi um reformador social. E ainda pelo que sofreu por defender suas idéias.
3. Vieira tem apelo profundo para ser um grande ícone do nosso tempo, como
foi no século XVII. Ele marcou profundamente a História de Portugal e do Brasil. A obra de Vieira tem espectro internacional que o projeta além do tempo e do espaço em que viveu e agiu. É um homem profundo, eloqüente e cativante.
4. Faz bem escutar o que Vieira diz e saber o que ele fez. É uma eloqüente lição de vida. Vieira é palavra e é ação. Nunca fez discurso vazio, apenas para agradar. Falou sempre para transformar.
5. Foi um homem que viajou, em toda a sua vida, num tempo em que viajar
era muito perigoso, já pela fragilidade nas naus, já pelo perigo permanente de sofrer ataque de piratas, ou de corsários, como lhe aconteceu várias vezes.
6.Cada roteiro deve ser uma oportunidade para divulgar este grande homem
que muito nos honra a todos, como gente e como povo
7. Estes percursos pelos Espaços de Vieira podem despertar para as grandes lições que
este homem nos legou e ainda motivar pesquisas e mais teses universitárias.
8. Falar de Vieira é engrandecer nosso povo, nossa história e nossa estirpe cultural.
9. Em termos de projeção, no tempo e no espaço, e pelo nível e solidez de sua obra e por toda a sua atuação em vida, Vieira é um dos homens de maior projeção de Portugal como do Brasil. Então é um dos maiores homens que já viveu em Salvador, em Lisboa, em Coimbra, etc.
10. Vieira é um homem que faz pensar e reequacionar nossas idéias e ações.
11. Vieira é certamente aquele ponto de apoio que Euclides/Nós precisamos, para mover o mundo para novos e mais consistentes rumos, com a alavanca dos princípios de que dispomos

 

V – PROPOSTA DE ROTEIROS

A seguir expomos resumidamente as quatro propostas que poderão ser desenvolvidas em cada cidade que organizar a “Celebração...”. São apenas esboços de um evento possíveis que precisam ser detalhados e mais amplamente definidos, em função dos resultados que se procuram alcançar.

PROPOSTA 01
JORNADA PELOS ESPAÇOS DE VIEIRA

A - PROPOSTA DO ROTEIRO

1. A partir da experiência própria e, com material recolhido em nossas viagens, estamos
elaborando um opúsculo correspondendo a cada cidade ou conjunto de cidades visitadas, onde Vieira viveu, atuou e sofreu.
2. Esses trabalhos poderão servir a outras pessoas que quiserem ter essa experiência
agradável, instrutiva, estimulante e revitalizante.
3. Trata-se, sem dúvida, de uma visita à cidade, privilegiando a presença de Vieira aí, há
mais de 300 anos. Encontrando os espaços de Vieira encontramos a vida que germina no espaço urbano, através de uma atividade de arqueologia do saber e da cultura subjacente.
4. Esta espécie de Roteiro de Viagem / Estudo pode ser adotado por organizações
oficiais ou particulares. Pode ser disponibilizada à comunidade local, nacional ou internacional.
De modo especial deve ser proporcionada esta experiência e viagem histórica, aos estudantes e professores que são os grandes formadores das novas gerações.
É importante contextualizar a obra de Vieira, nos espaços em que ele atuou.
5. As Jornadas pelos Espaços de Vieira inserem-se nos projetos de Turismo.
Cultural. Podem também ser classificados apenas como projetos de pesquisa ou como vivência
6. A partir desse roteiros, poderia ser produzido um DVD, seguindo os viajantes e Monitores colhendo comentários no percurso e ao final. Da mesma forma, podem ser gravadas as reportagens para a televisão ou programas de rádio.
7. Cada Jornada deve ser preparado com uma aula, se forem alunos de Escola ou
de Faculdade. Ou com uma pequena preleção. O excursionista deve saber claramente o que vai fazer, por quê e para quê e a programação básica.
Deve ser esclarecido que Vieira exerceu, com grande competência, muitas funções: foi grande como pensador, como orador, como escritor, como diplomata, como estrategista, como professor, como teólogo, como profeta, etc, etc.
8. O nome do evento, cada um escolhe: Jornada, Excursão, Percurso, Caminhada.
Escolha o que for mais conveniente.


B - ESTRATÉGIA DE ORGANIZAÇÃO

1. Durante o Percurso deverão ser lidos alguns textos curtos (leitura simples, ou em estilo de jogral ou teatralizados) bem incisivos e adequados ao lugar.
2. O monitor/guia deve ser bem preparado e comunicativo.
3. O Percurso deveria passar ou terminar numa livraria ou ponto de souvenires, onde deveria haver livros de ou sobre Vieira (a preços justos), para quem quiser completar os estudos deste grande autor.
4. Deve ser entregue um folheto resumo do roteiro com indicação de web-
sítio onde os estudiosos poderão prosseguir seus estudos de Vieira.
5. Os monitores poderiam ser selecionados ou preparados nos cursos universitários (valendo pontos em literatura), ou nas organizações da comunidade.
5.1 As pessoas fariam o Roteiro em grupo com os seguintes meios de condução: parte a pé, parte de ônibus contratado, de transporte público ou de carro particular.
5.2 As pessoas podem também fazer o Roteiro individualmente ou em duplas. Cada um faz como puder mas que faça. Faça bem que faz bem à mente e ao coração.
5.3 Percursos de organização própria: é preciso estudar o percurso previamente e alguém selecionar os textos. Se necessário deveria ser chamado um Guia Turístico da cidade.
6. É interessante os visitantes assumirem, um pouco, se quiserem, porte de
peregrino: de roupas leves, agasalho amarrado à cintura, eventualmente de cajado para apoio, calçado leve (tênis?).
7. Pode ser criada alguma alegoria apropriada. É questão da inspiração de cada um.
Lembramos que o bordão é o apoio dos peregrinos.

 

PROPOSTA 02

CELEBRAÇÃO LÍTERO-MUSICAL
VIEIRA – SÉCULO XXI
(Esboço de Programa)


A) OS SERMÕES NO TEATRO DO MUNDO

1. A Celebração Lítero-Musical - Vieira – 4º Centenário –
Seria realizada em local religioso ou não, de preferência um local relacionado
com Vieira, mas não necessariamente.

2. A Celebração é uma teatratização dos Sermões de Vieira: É a transformação
no espetáculo vital e palpável. Os Sermões mantém hoje todo o viço do séc. XVII.
Trata-se de proposta de um evento dinâmico e agradável, ao gosto universitário. Destina-se a pessoas cultas, profissionais liberais e alunos universitários, e a quantos se interessarem pelo tema.
É um mergulho rápido na obra de Vieira, expondo fatos e motivando a
leitura de seus textos.

3. A Celebração Lítero-Musical consistiria de um ato para-religioso e ceno-musical. Teria caráter semi-religioso e artístico, em homenagem ao P. Antônio Vieira, como cidadão do seu país e do mundo e como um forte exemplo de vida.
A Celebração teria a duração aproximada no máximo de 90 minutos.

4. Estruturação da Celebração: (Esboço, em alinhavo)
A Celebração constaria de:
a) Leitura de textos antológicos de Sermões (diversas opções de textos);
b) Um texto apresentado em forma de jogral;
c) Encenação utilizada de Vieira preso e explicando algum ponto-chave de sua trajetória (prisão pela Inquisição, expulsão do Maranhão, questão da Clavis Prophetarum, etc...);
d) Cantos Gregorianos ou outros, adequados ao contexto (talvez em CD);
e) Leituras de textos complementares;
f) Poderá haver uma parte para a participação da platéia- Homens/Mulheres ... (no script);
g) Poderá haver uma breve alocução de alguma autoridade competente, previamente convidada;
h) Alguns tópicos poderiam ser apresentados através de recursos de multimídia;
i) Poderia encerrar com um texto em proclamação coletiva (texto bíblico, texto de Vieira, texto escrito adequado).
Nota: Pode ser acrescentada alguma alegoria adequada...


B) PESSOAL ENVOLVIDO NA APRESENTAÇÃO

Elenco Básico

1. Apresentador, Locutor, Relator – (Diretor de programação/ enredo).
2. Leitores dos Sermões (voz, gesto e porte adequado).
3. Membros do Jogral (4 pessoas).
4. Cantores (Canto Gregoriano ou outros) – Pode utilizar-se CD.
5. Leitor de textos complementares crônicas de cartas, etc.
6. Encarregado de alocução final.
7. Encarregado de projetar o texto/imagens multimídia e CD de música.
8. Encarregado de vestes especiais, flores, som, cenários, efeitos sonoros, etc.
9. Direção do evento/Mestre de Cerimônia.
10. Encarregado de divulgação e elaboração de textos e financiamentos.
11. Produção de textos – base e final.
12. Encarregado do som e filmagem.
13. Encarregado de ensaios e da articulação das peças.
14. Produção de DVD.
(Nota: Não é preciso necessariamente, uma pessoa para cada função).


PROPOSTA 03

ESPETÁCULO MULTIMÍDIA – LUZ E SOM

VIEIRA 400 ANOS
A Saga de Vieira – Um Homem que Quis Unir o Mundo

O Espetáculo Multimídia é uma questão a pensar, dada a multiplicidade de alternativas.
Basicamente daria os grandes feitos (épicos) da VIDA DE VIEIRA nos quatro cantos do mundo.
Roteiro: Salvador, Recife, São Luis do Maranhão, Belém do Pará, Lisboa, Coimbra, Santarém, Porto, Haia, Amsterdã, Ruão, Paris, Londres, Florença, Roma, Mares do Norte, Mediterrâneo e Atlântico; E ainda as viagens de canoa, com os índios, pela Amazônia, as Missões Ibiapaba, Tocantins, Tapajós e Marajó; as muitas viagens de navio, naufrágios, e assalto de piratas e corsários; a “participação” na luta contra as invasões holandesas; a defesa dos Índios e dos Negros (foi nosso primeiro abolicionista); Conselheiro do Rei; escaramuças com a Inquisição; Ataques baixos de Pombal; questão de Pernambuco; os Grandes SERMÕES e CARTAS ilustrando o Roteiro...
Uma idéia seria: o mundo unificado num grande reino moral: o reino de justiça e paz: o reino de Cristo na terra.
Ao final, grandes testemunhos de pessoas atuais ou do passado. Fala de autoridades.
Cenários: imagens: fotos ou pequenos filmes dos lugares; textos lidos acompanhando as imagens; frases escritas na tela. Destaque para os SERMÕES, etc, etc.
O essencial é realçar o grande legado de Vieira à posteridade.
É um roteiro a detalhar e a descrever.
Também aqui, podem ser selecionadas algumas alegorias estimulantes.


PROPOSTA 04

EXPOSIÇÃO DO 4º CENTENÁRIO
DO
P. ANTÔNIO VIEIRA


A questão da Exposição também é uma questão em aberto, a ser definida, conforme condições.
Pode ser feita totalmente na base de cartazes (baners) com fotos/desenhos e textos.
Pode seguir o rumo do Espetáculo Multimídia, com as devidas adequações.
O essencial é que sejam quadros de qualidade na arte, no texto e nas imagens.
É importante que tenha uma linha, um fio condutor:
Vieira, um grande mestre e seu legado ao país e à humanidade.
Vieira, Imperador da Língua Portuguesa, etc.
É importante, à saída, ter uma banca com material de ou sobre Vieira, à venda a preços justos e acessíveis. Ao menos um opúsculo sobre a Exposição.
Poderemos disponibilizar no web-sítio, alguns modelos de quadros e painéis a serem reproduzidos.

VI - RECURSOS DE APOIO – TEXTOS

- Os Sermões (Sermões Célebres) –
Ver os mais célebres Sermões em www.vieira400anos.com.br/sermoes.
- Sabedoria de Vieira (Em elaboração)
- Páginas Célebres de Vieira (Grandes Páginas-textos de alto impacto)
- Crônicas de Vieira – Vieira Social (Descrição de Situações de Impacto)

Nota:

1. Estes textos estão em fase preparatória.
2. Mais tarde estes roteiros serão completados, com um modelo executável completo, com alternativas.

Série: ROTEIRO HISTÓRICO - CULTURAL
PELOS ESPAÇOS DE VIEIRA

Plano de Roteiros em Pauta:
1. Roteiro Histórico – Cultural: Princípios e Diretrizes.
2. Vieira em Salvador (2007)
3. Vieira em Coimbra (2008)
4. Vieira em Lisboa (2006 e 2008)
5. Vieira em Roma (2006)
6. Vieira nos Açores e Cabo Verde
7. Vieira na Amazônia
- Ação Missionária São Luís, Belém, etc, etc
8. Vieira na Europa: Holanda, França, Itália, Inglaterra e Espanha.
9. Vieira, Homem de Sete Partidas
- Sete Travessias do Atlântico
- Viagens pela Europa, Mares do Norte e Mediterrâneo
- Viagens pelo Norte e Nordeste


HISTÓRICO - ARQUIVO

De cada evento deveria ser gravado um DVD depois editado, para distribuir como lembrança. Ao menos pode ser feito um arquivo fotográfico e distribuí-lo no You Tube, ou outro meio.


Nota: Colocaremos mais sugestões ou instruções no web-sítio. Consulte:
www.vieira400anos.com.br;
Participe com sugestões e comentário no blogue:
www.tribunatropical.blogspot.com;
Fale conosco pelo correio eletrônico:
tribunadosaber@gmail.com

São Paulo,18 de Julho de 2008
Jorge Peralta


 

Vieira em Coimbra | Vieira em Salvador | Vieira em Lisboa | Vieira nos Açores | Vieira em Roma

________________________________________________________________________________