GESTÃO: INSTITUTO TROPICAL

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QUEM É O INSTITUTO TROPICAL?


IDENTIFICAÇÃO

... ... O INSTITUTO TROPICAL é uma organização vinculada ao Instituto Eurobrás, com objetivos Culturais, Filosóficos e Educacionais. Enfoca suas ações nos princípios da identidade e diversidade, cidadania e solidariedade.
... ... É um movimento que quer cultivar, ampliar e preservar o patrimônio cultural da humanidade.
... ... Enfoca suas ações nos princípios da identidade e diversidade, cidadania, solidariedade e reciprocidade, nos seguintes parâmetros:
... ... 1) Dimensão Humanística, Ética e Cultural.
... ... 2) Dimensão Empreendedora Empresarial.
... ... É um movimento de reflexão e aperfeiçoamento do pessoal e da prática empresarial em vistas às melhorias contínuas, levando à prosperidade, com a preservação e incremento do patrimônio natural e cultural do país e da humanidade.


I
COMO SE DEFINE?

.......1......É uma organização solidária com todos que contribuem com idéias e ações para propor e cultivar uma sociedade melhor para todos, com melhor educação, com base na justiça, no mérito e nos princípios que regem o INSTITUTO TROPICAL.
.......2......É uma organização de cooperação e difusão de idéias independente em termos ideológicos, políticos e religiosos. Seus membros comprometem-se a promover valores positivos apreciados universalmente e a respeitar a diversidade com responsabilidade, na linha das deliberações da UNESCO.
.......3......É um movimento de índole desenvolvimentista, preservacionista e criador: ......Propõe-se cultivar e preservar, sempre renovado, o grande patrimônio essencial de idéias, valores e sabedoria produzido pela humanidade resultado da reflexão e da experiência humana através dos tempos, e enriquecer o mundo com novas idéias e intervenções.
...... Queremos dar continuidade ao que de melhor produziu a humanidade, em novas equações...
...... 4......É um espaço de socialização de idéias e conhecimentos, que é o grande patrimônio imaterial da civilização humana. É um espaço para quem gosta e se dispõe a compartilhar conhecimentos, idéias e experiências, na busca de um mundo melhor, que é obra de todas as pessoas conscientes.

II
PRÁTICAS DO ITC


...... Para alcançar na prática os resultados que dele se espera, o ITC atua nos seguintes sentidos:
...... 5. Procura desenvolver ações que levem à articulação da harmonia na diversidade criativa e na cultura de paz, com justiça, solidariedade e prosperidade.
...... 6. Quer incentivar e apoiar as pessoas e organizações que promovem a responsabilidade social, o bem comum e a prosperidade solidária.
...... 7. Quer dar realce e visibilidade a pessoas, atos e fatos paradigmáticos, voltados para a construção de um mundo melhor, mais lúcido e consciente, em direção à auto-realização humana, com bem-estar social.
...... 8. Procura defender princípios atitudes que desenvolvam a auto-realização, a auto-estima e o bem-estar das pessoas, assumindo um pacto de compromisso com a dignidade humana integral, com prosperidade solidária.
...... 9. Procura desenvolver espaços de intervenção empresarial criativa que torne o ITC auto-sustentável, pela remuneração dos serviços prestados por seus apoiadores e gestores, desenvolvendo o empreendedorismo em suas linhas de atuação.
...... Nesta linha tem em vista a auto-realização profissional, levando à produtividade de cada um, com melhores resultados para a empresa.
...... 10. Desenvolve e difunde princípios, métodos e estratégias que tornem mais eficiente e produtiva a ação humana, na vida pessoal e na empresa, buscando o bem-estar e o desenvolvimento do seu país e de sua empresa.

 

III
MISSÃO DO INSTITUTO TROPICAL

1.   Incrementar ações para o aprimoramento da pessoa humana e da convivência social, com
       mente empreendedora.
2.  Ter sempre em mente a eficiência e busca de resultados, pela produtividade das pessoas.
3.   Desenvolver, na prática, princípios da identidade, diversidade, cidadania, solidariedade,
       prosperidade e reciprocidade e cultura da paz, com justiça e harmonia.
4.   Estimular a vivência da história como mestra da vida e das nossas mais sólidas raízes
       sócio-culturais.
5.   Promover a articulação e o diálogo de culturas e saberes, com vistas ao desenvolvimento
       humano.
6.   Incrementar as seguintes linhas: o saber aprender, fazer, conviver, ser, querer, decidir, apreciar
       e compartilhar, para a construção de um mundo de gente mais consciente e participante, com
       mais  bem-estar. Aprender para transformar e se transformar.
7.   Promover a auto-realização pessoal e profissional e o bem-estar das pessoas.
8.   Propor paradigmas, técnicas e práticas transformadoras que levem mais equilíbrio psíquico
       e  humanístico às pessoas, em perspectiva holística, despertando o espírito de cooperação
       solidária, sem injustas discriminações.
9.   Propor atitudes e princípios que levem à maior produtividade das empresas, com maior
       eficiência, sustentabilidade e responsabilidade social, rumo a um capitalismo social que saiba
       contabilizar os resultados sociais como contabiliza os resultados financeiros.
10. Desenvolver o equilíbrio da interação das pessoas entre e com a natureza circundante,
       preservando a “saúde integral” do globo, como “casa” de todos. Sem ingenuidades vazias,
       o ITC  cultiva a esperança.
11. O ITC acredita sempre que um mundo melhor é possível, se cada um fizer a sua parte com
       dedicação, competência e generosidade.


[Texto em Construção]

IV
GRANDES MESTRES,
PATRONOS DO ITC:

       O ITC elege como patronos, 10 (dez) personalidades de destaque, mestres do mundo lusófono, 10 (dez) mestres do mundo não lusófono e dez (10) mestres do mundo antigo que pugnaram e dedicaram suas vidas aos princípios que nos regem.
        Nesta perspectiva, no mundo lusófono elegemos alguns Arautos e Mestres de Grandes Ideais, como Patronos do Instituto EUROBRÁS.
       Selecionamos como nossos patronos, grandes mestres de todos os tempos que se distinguiram pelo amor à sua terra, ao seu povo e à humanidade; culturas da paz, da harmonia, da ciência, pessoas que participaram do desenvolvimento e da prosperidade e do bem-estar de seu povo, cultivando valores perenes da humanidade.


                                   1. Mestres do Mundo Lusófonos
                                                         Antônio Vieira
                                                         Luis de Camões
                                                         Rui Barbosa
                                                         Gilberto Freire
                                                         Damião de Góis
                                                         José Bonifácio de Andrade
                                                         Fernando Pessoa
                                                         Agostinho da Silva
                                                         Huberto Rohden
                                                         Dom Pedro II

                                   2. Mestres do Mundo não-lusófonos

                                                         Teilhard de Chardin
                                                         Francisco de Assis.
                                                         Gustavo Yung
                                                         Blaise Pascal
                                                         Albert Einstein
                                                         Ortega Y Gasset
                                                         Miguel Unamuno
                                                         Jacques Maritain
                                                         Tomás Morus
                                                          Mahatma Gandi


                                   3. Mestres do Mundo Antigo
                                                         Sócrates
                                                         O Cristo
                                                         Paulo de Tarso
                                                         Agostinho de Hipona
                                                         Moisés
                                                         Sidarta Gautama
                                                         Maomé Ibn Hashim
                                                         Confúcio
                                                         Laotsé

 

BIBLIOGRAFIA ESPECIAL
- Leituras Sugeridas -

...... Autores de textos paradigmáticos: Jaime Cortesão, Teixeira de Pascoais, Joaquim Nabuco, Norberto Keppe, Fritjof Kapra, Josemaria Escrivá, Karl Popper, Edgar Morin, Jacques Delors, João da Cruz, Leonardo Coimbra, Vitorino Nemésio, Antero de Quental, Stephen Covey, etc.



V
ATIVIDADES PRIORITÁRIAS

1. Fazer manifestações de apoio ou apreço, proposição ou crítica em relação a questões atuais em ....nível nacional e internacionais, no âmbito de nossa especialidade humanista.
2. Enviar mensagens ao Poder Legislativo, ao Poder Judiciário e ao Poder Executivo, manifestando ....posicionamento em relação as matérias em pauta. As mensagens sempre terão como base um ....estudo sólido.
3. Aliar-se às Instituições que defendem princípios idênticos.
4. Promover ações do voluntariado, em benefício dos excluídos, rumo à integração social.
5. Promover e lutar por uma educação séria, integradora e consistente, levando à formação de ....pessoas conscientes e responsáveis.
6. Difundir os quatro pilares básicos da educação e os quatro complementares: aprender a ....aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. E ainda: aprender a querer, ....aprender a decidir, aprender a articular, e aprender a compartilhar.
7. Insistir nas quatro chaves da convivência: por favor, obrigado, com licença, desculpe.
8. PAUTA DO ITC
....Anualmente o ITC deverá elaborar a PAUTA das atividades prioritárias do ano. No entanto tal ....Pauta pode ser alterada sempre que houver outro tema em evidência.


[Em construção]


VI
PAUTA DO INSTITUTO EUROBRÁS 2008/2009


Comunique-se: tribunadosaber@gmail.com


...... 1. 4º Centenário do P. Antônio Vieira (2008 – 2009)
...... 2. 4º Centenário de Fernão Dias Pais – Bandeirante (2008 – 2009)

...... 3. Tema:
...... 1 ) ANTÔNIO VIEIRA HOJE E NA HISTÓRIA
......      Publicação de trabalho no web sítio www.vieira400anos.com.br

...... 2) Programa "Vieira Séc. XXI" dando sequência aos projetos do 4º Centenário.

...... 3) OS BANDEIRANTES E A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL
......     Publicação de trabalhos no web-sítio: www.portaldalusofonia.com.br

...... 4 ) ARQUIVO E MUSEU DOS BANDEIRANTES
......     Publicação de trabalhos no web-sítio: www.bandeirantes-sp.com.br
......     Debates no blogue:
......     www.tribunatropical.blogspot.com

...... 5) CONGRESSO VIRTUAL BANDEIRANTES – HERÓIS NACIONAIS, POR QUE
           NÃO?

......     Início dos trabalhos [a partir de agosto de 2009 – aguardamos adesões]

...... 4. 1º Centenário de Carmen Miranda – 2009 [Em preparação. Aguardamos adesões].
...... 5. 20º Centenário de Paulo de Tarso [Em preparação. Aguardamos adesões].
...... 6. Língua Portuguesa no Mundo e Pátria Lusófona: web-sítio:
......     www.patrialusofona.com.br [Aguardamos adesões].
...... 7. Cooperar para a consolidação da Pátria Lusófona.


VII
ATIVIDADES PERMANENTES


...... 1. Supervisionar e difundir a REDE EUROBRÁS DE COMUNICAÇÃO, também chamada REDE DA LUSOFONIA, promovendo discussões, divulgando propostas, agilizando convênios, parcerias e apoios...
...... 2. Buscar condições de auto-sustentabilidade para suas atividades e eventos.

[EM CONSTRUÇÃO]


VIII
CARÁTER PROVISÓRIO DESTE TEXTO

        1. A Relação dos chamados arautos (pensadores paradigmáticos) é apresentada aqui em caráter de sugestão de saída. A relação está ainda em discussão, podendo ser alterada, reduzida, aumentada, substituída ou excluída.
Da mesma forma também a Carta de “Princípios e Diretrizes do ITC” estão em discussão, aguardando sugestões.

        2.  Na relação acima selecionamos pessoas que contribuíram decisivamente para propor outro modo de ver e viver no mundo. Pessoas, que cada um a seu modo, mudaram os rumos da história e das mentes, com propostas de novos paradigmas.
        Muitas outras pessoas poderiam ter entrado nesta lista. Finalmente precisamos decidir, pois sabemos que cada um dos autores remete a outros que aí ficam implícitos. Talvez a lista ainda precise ser reduzida ou alterada.
        Aguardamos sugestões e críticas objetivas que antecipadamente agradecemos.
        Os textos e intervenções serão publicados inicialmente no Blogue:
        www.tribunatropical.blogspot.com
        Fale conosco:
        tribunadosaber@gmail.com

        Nota: Sugira outros temas e justifique-os. Agradecemos.

[Texto em aberto. Aguardando sugestões ]