QUEM É O INSTITUTO TROPICAL?
IDENTIFICAÇÃO
... ... O INSTITUTO
TROPICAL é uma organização
vinculada ao Instituto Eurobrás, com objetivos
Culturais, Filosóficos e Educacionais. Enfoca suas ações
nos princípios da identidade e diversidade,
cidadania e solidariedade.
... ... É um movimento que
quer cultivar, ampliar e preservar o patrimônio cultural da humanidade.
... ... Enfoca suas ações
nos princípios da identidade e diversidade, cidadania,
solidariedade e reciprocidade, nos seguintes parâmetros:
... ... 1) Dimensão Humanística,
Ética e Cultural.
... ... 2) Dimensão Empreendedora
Empresarial.
... ... É um movimento de reflexão
e aperfeiçoamento do pessoal e da prática empresarial em
vistas às melhorias contínuas, levando à prosperidade,
com a preservação e incremento do patrimônio natural
e cultural do país e da humanidade.
I
COMO SE DEFINE?
.......1......É
uma organização solidária com todos que contribuem
com idéias e ações para propor e cultivar uma sociedade
melhor para todos, com melhor educação, com base na justiça,
no mérito e nos princípios
que regem o INSTITUTO TROPICAL.
.......2......É
uma organização de cooperação e difusão
de idéias independente em termos ideológicos, políticos
e religiosos. Seus membros comprometem-se a promover valores
positivos apreciados universalmente e a respeitar a diversidade
com responsabilidade, na linha das deliberações da UNESCO.
.......3......É
um movimento de índole desenvolvimentista,
preservacionista e criador: ......Propõe-se
cultivar e preservar, sempre renovado, o grande patrimônio essencial
de idéias, valores e sabedoria produzido pela humanidade resultado
da reflexão e da experiência humana através dos tempos,
e enriquecer o mundo com novas idéias e intervenções.
...... Queremos dar continuidade ao que
de melhor produziu a humanidade, em novas equações...
...... 4......É
um espaço de socialização de idéias
e conhecimentos, que é o grande patrimônio imaterial
da civilização humana. É um espaço para quem
gosta e se dispõe a compartilhar conhecimentos, idéias
e experiências, na busca de um mundo melhor, que é obra
de todas as pessoas conscientes.
II
PRÁTICAS DO ITC
...... Para alcançar na prática
os resultados que dele se espera, o ITC atua nos seguintes sentidos:
...... 5. Procura desenvolver
ações que levem à articulação da harmonia
na diversidade criativa e na cultura de paz, com justiça, solidariedade
e prosperidade.
...... 6. Quer incentivar
e apoiar as pessoas e organizações que promovem a responsabilidade
social, o bem comum e a prosperidade solidária.
...... 7. Quer dar realce
e visibilidade a pessoas, atos e fatos paradigmáticos, voltados
para a construção de um mundo melhor, mais lúcido
e consciente, em direção à auto-realização
humana, com bem-estar social.
...... 8.
Procura defender princípios atitudes que desenvolvam a auto-realização,
a auto-estima e o bem-estar das pessoas, assumindo um pacto de compromisso
com a dignidade humana integral, com prosperidade solidária.
...... 9. Procura desenvolver
espaços de intervenção empresarial criativa
que torne o ITC auto-sustentável, pela remuneração
dos serviços prestados por seus apoiadores e gestores, desenvolvendo
o empreendedorismo em suas linhas de atuação.
...... Nesta linha tem em vista a auto-realização
profissional, levando à produtividade de cada um, com melhores
resultados para a empresa.
...... 10. Desenvolve e
difunde princípios, métodos e estratégias que tornem
mais eficiente e produtiva a ação humana, na vida pessoal
e na empresa, buscando o bem-estar e o desenvolvimento do seu país
e de sua empresa.
III
MISSÃO DO INSTITUTO TROPICAL
1. Incrementar
ações para o aprimoramento da pessoa humana e da convivência
social, com
mente empreendedora.
2. Ter sempre em mente a
eficiência e busca de resultados, pela produtividade das
pessoas.
3. Desenvolver, na
prática, princípios da identidade, diversidade, cidadania,
solidariedade,
prosperidade e reciprocidade e cultura
da paz, com justiça e harmonia.
4. Estimular a vivência
da história como mestra da vida e das nossas
mais sólidas raízes
sócio-culturais.
5. Promover a articulação
e o diálogo de culturas e saberes, com vistas ao desenvolvimento
humano.
6. Incrementar as
seguintes linhas: o saber aprender, fazer, conviver, ser, querer, decidir,
apreciar
e compartilhar, para a construção
de um mundo de gente mais consciente e participante, com
mais bem-estar. Aprender para
transformar e se transformar.
7. Promover a auto-realização
pessoal e profissional e o bem-estar das pessoas.
8. Propor paradigmas,
técnicas e práticas transformadoras que levem mais equilíbrio
psíquico
e humanístico às
pessoas, em perspectiva holística, despertando o espírito
de cooperação
solidária, sem injustas
discriminações.
9. Propor atitudes
e princípios que levem à maior produtividade das empresas,
com maior
eficiência, sustentabilidade
e responsabilidade social, rumo a um capitalismo social que saiba
contabilizar os resultados
sociais como contabiliza os resultados financeiros.
10. Desenvolver o equilíbrio
da interação das pessoas entre e com a natureza circundante,
preservando a “saúde
integral” do globo, como “casa” de todos. Sem ingenuidades vazias,
o ITC cultiva a esperança.
11. O ITC acredita sempre que
um mundo melhor é possível, se cada um fizer a sua parte
com
dedicação, competência
e generosidade.
[Texto em Construção]
IV
GRANDES MESTRES,
PATRONOS DO ITC:
O ITC elege
como patronos, 10 (dez) personalidades de destaque, mestres do
mundo lusófono, 10 (dez) mestres do mundo não
lusófono e dez (10) mestres do mundo antigo
que pugnaram e dedicaram suas vidas aos princípios que nos regem.
Nesta perspectiva, no mundo
lusófono elegemos alguns Arautos e Mestres de Grandes
Ideais, como Patronos do Instituto
EUROBRÁS.
Selecionamos como nossos patronos,
grandes mestres de todos os tempos que se distinguiram pelo amor à
sua terra, ao seu povo e à humanidade; culturas da paz, da harmonia,
da ciência, pessoas que participaram do desenvolvimento e da prosperidade
e do bem-estar de seu povo, cultivando valores perenes da humanidade.
1.
Mestres do Mundo Lusófonos
Antônio
Vieira
Luis
de Camões
Rui
Barbosa
Gilberto Freire
Damião
de Góis
José
Bonifácio de Andrade
Fernando Pessoa
Agostinho
da Silva
Huberto
Rohden
Dom
Pedro II
2.
Mestres do Mundo não-lusófonos
Teilhard
de Chardin
Francisco
de Assis.
Gustavo
Yung
Blaise
Pascal
Albert
Einstein
Ortega
Y Gasset
Miguel Unamuno
Jacques Maritain
Tomás Morus
Mahatma Gandi
3.
Mestres do Mundo Antigo
Sócrates
O
Cristo
Paulo
de Tarso
Agostinho
de Hipona
Moisés
Sidarta
Gautama
Maomé
Ibn Hashim
Confúcio
Laotsé
BIBLIOGRAFIA ESPECIAL
- Leituras Sugeridas -
...... Autores de textos paradigmáticos: Jaime Cortesão, Teixeira de Pascoais, Joaquim Nabuco, Norberto Keppe, Fritjof Kapra, Josemaria Escrivá, Karl Popper, Edgar Morin, Jacques Delors, João da Cruz, Leonardo Coimbra, Vitorino Nemésio, Antero de Quental, Stephen Covey, etc.
V
ATIVIDADES PRIORITÁRIAS
1. Fazer manifestações
de apoio ou apreço, proposição ou crítica
em relação a questões atuais em ....nível
nacional e internacionais, no âmbito de nossa especialidade humanista.
2. Enviar mensagens ao Poder Legislativo, ao Poder Judiciário
e ao Poder Executivo, manifestando ....posicionamento
em relação as matérias em pauta. As mensagens sempre
terão como base um ....estudo sólido.
3. Aliar-se às Instituições que
defendem princípios idênticos.
4. Promover ações do voluntariado, em
benefício dos excluídos, rumo à integração
social.
5. Promover e lutar por uma educação séria,
integradora e consistente, levando à formação de
....pessoas conscientes e responsáveis.
6. Difundir os quatro pilares básicos da educação
e os quatro complementares: aprender a ....aprender,
aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. E ainda: aprender
a querer, ....aprender a decidir, aprender
a articular, e aprender a compartilhar.
7. Insistir nas quatro chaves da convivência:
por favor, obrigado, com licença, desculpe.
8. PAUTA DO ITC
....Anualmente o ITC deverá
elaborar a PAUTA das atividades prioritárias
do ano. No entanto tal ....Pauta pode ser
alterada sempre que houver outro tema em evidência.
[Em construção]
VI
PAUTA DO INSTITUTO EUROBRÁS 2008/2009
Comunique-se: tribunadosaber@gmail.com
...... 1. 4º Centenário
do P. Antônio Vieira (2008 – 2009)
...... 2. 4º Centenário
de Fernão Dias Pais – Bandeirante (2008 – 2009)
...... 3. Tema:
...... 1 ) ANTÔNIO VIEIRA
HOJE E NA HISTÓRIA
...... Publicação
de trabalho no web sítio www.vieira400anos.com.br
...... 2) Programa "Vieira Séc. XXI" dando sequência aos projetos do 4º Centenário.
...... 3) OS BANDEIRANTES
E A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL
...... Publicação
de trabalhos no web-sítio: www.portaldalusofonia.com.br
...... 4 ) ARQUIVO
E MUSEU DOS BANDEIRANTES
...... Publicação
de trabalhos no web-sítio: www.bandeirantes-sp.com.br
...... Debates no
blogue:
...... www.tribunatropical.blogspot.com
...... 5) CONGRESSO
VIRTUAL BANDEIRANTES – HERÓIS NACIONAIS, POR QUE
NÃO?
...... Início
dos trabalhos [a partir de agosto de 2009 – aguardamos adesões]
...... 4. 1º Centenário
de Carmen Miranda – 2009 [Em preparação.
Aguardamos adesões].
...... 5. 20º Centenário de
Paulo de Tarso [Em preparação. Aguardamos
adesões].
...... 6. Língua Portuguesa
no Mundo e Pátria Lusófona: web-sítio:
...... www.patrialusofona.com.br
[Aguardamos adesões].
...... 7. Cooperar para a consolidação
da Pátria Lusófona.
VII
ATIVIDADES PERMANENTES
...... 1. Supervisionar e difundir a
REDE EUROBRÁS DE COMUNICAÇÃO, também
chamada REDE DA LUSOFONIA, promovendo discussões,
divulgando propostas, agilizando convênios, parcerias e apoios...
...... 2. Buscar condições
de auto-sustentabilidade para suas atividades e eventos.
[EM CONSTRUÇÃO]
VIII
CARÁTER PROVISÓRIO DESTE TEXTO
1.
A Relação dos chamados arautos (pensadores
paradigmáticos) é apresentada aqui em caráter de
sugestão de saída. A relação está
ainda em discussão, podendo ser alterada, reduzida, aumentada,
substituída ou excluída.
Da mesma forma também a Carta de “Princípios e Diretrizes
do ITC” estão em discussão, aguardando sugestões.
2. Na relação acima selecionamos
pessoas que contribuíram decisivamente para propor outro modo
de ver e viver no mundo. Pessoas, que cada um a seu modo, mudaram os
rumos da história e das mentes, com propostas de novos paradigmas.
Muitas outras pessoas poderiam
ter entrado nesta lista. Finalmente precisamos decidir, pois sabemos
que cada um dos autores remete a outros que aí ficam implícitos.
Talvez a lista ainda precise ser reduzida ou alterada.
Aguardamos sugestões
e críticas objetivas que antecipadamente agradecemos.
Os textos e intervenções
serão publicados inicialmente no Blogue:
www.tribunatropical.blogspot.com
Fale conosco:
tribunadosaber@gmail.com
Nota: Sugira outros temas e justifique-os. Agradecemos.
[Texto em aberto. Aguardando sugestões
]